Equipamentos da casa podem afetar Wi-Fi | Artigos | D'Matos WEB

<

Equipamentos da casa podem afetar Wi-Fi

Diversos

Por acaso você notou uma piora na sua internet sem fio depois de ter montado a árvore de natal? Se sim, saiba que não foi por acaso: segundo uma instituição de telecomunicações do Reino Unido, as luzinhas de natal podem interferir no sinal WiFi da sua casa. Por essa, nem Papai Noel esperava.

O pior é que elas não são as únicas vilãs dessa história. Vários outros equipamentos da sua casa, como telefones sem fio, podem provocar essa mesma interferência e dificultar a conexão com a rede. Até mesmo o micro-ondas pode acabar fazendo com que o seu vídeo do Youtube demore para carregar.

O motivo dessa interferência é a frequência: boa parte dos roteadores Wi-Fi do mercado opera na frequência de 2,4GHz. As luzes de natal e os fornos de micro-ondas também trabalham nessa mesma frequência, o que faz com que as ondas se trombem umas com as outras.

Outro fator que pode atrapalhar a transmissão do sinal é a sobreposição de canais. Em locais com muitas redes sem fio, o acúmulo de redes funcionando no mesmo canal pode piorar a conexão de todos. Se você mora em prédio, fique atento: esse pode ser o motivo da sua rede não estar funcionando tão bem.

Antes de pensar em passar cabos para todos os lados, saiba que dá pra resolver esse problema. Além de mudar a posição do roteador, também é possível configurar o aparelho para operar em outro canal, para evitar a sobreposição. Dica valiosa: os roteadores vêm de fábrica regulados para um canal específico.

Entre na página de configuração do seu e escolha outro canal qualquer. Como a maior parte não faz isso, você tem boas chances de escapar do congestionamento. Também é possível expandir o alcance da sua rede usando aparelhos como repetidores de sinal e adaptadores Power Line – que usam a rede elétrica da sua casa para transmitir dados.

Outra solução é procurar um roteador que opere na frequência de 5GHz. Como as luzinhas, os telefones sem fio e o micro-ondas funcionam em 2,4GHz, mudar a frequência do roteador elimina esse problema. Além disso, essa frequência tem mais canais, o que torna mais difícil ocorrer sobreposição. O melhor é que você nem vai precisar desmontar a árvore de natal para acessar o Netflix.

FONTE: OLHAR DIGITAL